terça-feira, 26 de junho de 2007

Caindo

Salvador : Monumentos de grandiosa beleza arquitetônica e que revelam pedaços da história da Bahia e do Brasil estão se degradando com o passar dos anos. Sem recursos para reformas, igrejas de representatividade histórica e que simbolizam o início da vida em coletividade na primeira capital do Brasil estão em situação de risco e precisam de ajuda para permanecer erguidas.

“A ação do cupim aqui em Salvador é muito grande e a maioria das nossas igrejas contém o elemento madeira. Além disso tem a umidade da cidade que danifica muitos os azulejos, os pisos etc. Muitas dessas igrejas também foram feitas para uma época e devem se adaptar ao momento de hoje. Por exemplo a maioria foi construída antes da energia elétrica, e depois precisou ser dotada de iluminação. Portanto restaurar é um outro capítulo e a igreja por si só não tem condições financeiras de restaurar”, explica, enfatizando que instituição não tem como prevenir, recuperar e restaurar tantos imóveis que os antepassados deixaram.", afirma um padre baiano.

Segundo ele, existem iniciativas do Ministério da Cultura e a Lei Rouanet, de incentivo a cultura que disponibilizam recursos, “mas isso ainda é muito tênue, diante da quantidade de patrimônios que existem no país ”. Ele destaca a necessidade da sociedade civil, das empresas e do governo de criarem uma consciência de preservação do acervo e da memória do país.

Nenhum comentário: