Folha de São Paulo, 2/9/98
Infraero sugere transferência
da Reportagem Local
A Infraero, empresa que administra os principais aeroportos do país, diz, por meio de nota, que há estudos para a construção de mais dois terminais de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A obra possibilitaria duplicar a capacidade de atendimento _dos atuais 15 milhões de passageiros por ano para 30 milhões, se forem incorporadas as tecnologias existentes. Nesse caso, muitos vôos que hoje chegam a Congonhas poderiam ser deslocados para Guarulhos.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, a construção desses novos terminais teria custos muito inferiores à construção de um novo aeroporto.
A empresa diz acreditar, no entanto, que tanto a construção de um novo aeroporto quanto a ampliação de Guarulhos aumentariam ainda mais o movimento na região de São Paulo.
A Infraero defende a transferência de vôos para localidades próximas à capital paulista, como Campinas (em Viracopos) e, principalmente, o Rio de Janeiro, locais onde, segundo a empresa, há uma excelente estrutura aeroportuária e de navegação aérea.
Para a empresa, os atrasos e sobrevôos são provocados porque há, por um lado, uma convergência de vôos em determinados horários e, por outro, uma "inelasticidade dos espaços", tanto no ar como no solo.
A assessoria da Infraero diz desconhecer possíveis prejuízos das empresas que operam nesses horários de pico, mas acredita serem "custos compensadores".
(FS)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário